Minha segunda chance






Às vezes eu sinto que sou boba de acreditar em mudanças. "Pessoas não mudam assim" sempre me disse minha prima. Eu a via como um coração de gelo, mas na verdade ela era mais realista do que eu. A realidade sempre bate em nosso rosto e não importa o tempo que tentamos fugir. Quando eu te vi meu coração doeu e eu quis te ajudar. Na minha dor você não estava, mas na sua eu me fiz presente. Na sua ansiedade, eu te acalmei até que você pudesse dormi em paz. Mas na minha eu lutei sozinha. Quando se trata de você, eu sempre estive sozinha. As vezes leio suas promessas vazias e sorrio com o canto dos lábios como quem diz: Estava lá, você só não leu nas entrelinhas.


Eu segurei sua mão e te mostrei o seu valor. Mas você todos os dias me fazia desistir de mim. Todos os dias eu sentia a ansiedade enquanto eu olhava suas mentiras pela greta da porta. Você mentia pra mim enquanto tentava ganhar tempo, e quando me vi eu estava na sua estante.  Tudo o que importava era se você estava bem, não importava o quão mal eu estava . Não importava se eu não comia, ou se eu não conseguia dormir, não importava que meus cabelos caíssem de tanto estresse e ansiedade, porque esse era o preço que eu deveria pagar pela sua estabilidade. Aos poucos eu fui aceitando que eu não era boa o suficiente, e que era eu quem não sabia sobre amor. Aos poucos eu acreditei que eu era louca e que inventava histórias enquanto você se esforçava para amar alguém como eu.


Na verdade eu sempre estive certa, a minha "loucura" era a realidade que você queria me impedir de vê. Mas eu vi, eu abri meus olhos em uma manhã e nunca mais fechei. A minha maturidade era calar e  nunca dizer o que me machucava. Maturidade pra você era sorrir enquanto você me feria com suas mentiras várias vezes. Maturidade era nunca chorar ou dizer o que eu estava a sentir, porque "grandes garotas não choram". Eu tirei o peso de sobre os meus ombros que  me dizia que eu era sua salvação. Eu parei de olhar você e comecei a me olhar. Eu parei de deixar você entrar na minha mente e comecei a me entender. Eu comecei a vê meu brilho e minha paz. E na verdade você tentou tirar minha segurança para que na minha incerteza eu ficasse, mas quando firmei meus pés nos chão e vi tudo com clareza eu não pude voltar. Eu não vou voltar, eu nunca mais vou voltar. Qualquer lugar será melhor do que está ao lado de quem me diminui e tenta me reduzir ao que eu não sou para caber no que ele é.


Na verdade a segunda chance foi pra mim e não pra você. Foi pra eu entender que o meu erro foi sempre ser mais do que o que você merecia. O meu erro foi tentar me diminuir pra caber onde eu nunca me encaixaria. A segunda chance foi pra que eu seguisse e nunca mais olhasse para aquele lado de novo. Só posso dizer : Obrigada, eu nunca imaginei ,mas você me libertou dessa velha e dolorosa estrada. Você livrou meus pés da armadilha da ilusão. E diferente das outras vezes, dessa vez eu sorri, eu senti paz ,dessa vez eu vi o meu valor. Eu não sou a menina boba e imatura, eu sou a mulher madura e prudente que não caí mais nas palavra vazias de quem apenas quer usar o outro como degrau.


Comentários